23/08/2010 17h40 - Atualizado em 23/08/2010 17h41
Após temporada perfeita, Daiane Sudário leva o título em Barretos
Amazona é campeã brasileira da Associação Nacional de Três Tambores pela segunda vez. Título veio no domingo, após bons resultados de sexta e sábado
O que se viu em Barretos neste fim de semana foi um misto de técnica, competência e muito charme. Claro, quem promoveu isso foram todas as amazonas presentes na decisão da Associação Nacional de Três Tambores. Mas uma, em especial, brilhou e chegou ao título brasileiro da competição. Montando a égua Girl Kafka OK, Daiane Sudário se sagrou campeã, chegando ao seu segundo título na associação e fazendo a festa após três dias de disputa.
Campeã nacional pela ANTT em 2007, Daiane participou de absolutamente todas as temporadas da ANTT. Desde então, foram seis finais. Neste ano, ela ficou entre as dez melhores em seis das nove etapas. Dessas seis, ela ganhou uma e ficou em segundo lugar em quatro, o que prova sua competência na categoria. Além do título, Daiane faturou R$ 12 mil, o troféu e mais uma série de produtos dos patrocinadores.
Daiane entrou na final classificada em segundo lugar. Na quinta-feira, primeiro dia de disputas em Barretos, o primeiro tambor quase caiu, mas com o pé Daiane conseguiu salvar. O segundo também quase caiu, mas isso não aconteceu, e ela foi firme para o terceiro, soltando as rédeas para marcar o menor tempo da noite. Bastante focada, foi para a liderança, fez o segundo menor tempo na sexta e no sábado, e no domingo precisou apenas administrar e não cometer penalidades para ficar com o título.
(Foto: Leandro Nascimento / Divulgação)
de Rodeio 2010 (Foto: Leandro Nascimento)
18/08/2010 17h10 - Atualizado em 23/08/2010 17h17
Brasil e Estados Unidos, os favoritos para a 55ª Festa do Peão de Barretos
Evento este ano terá duas atrações principais: o Mundialito de Três Tambores, pela primeira vez disputado no Brasil, e a volta do Barretos International Rodeo
É recorrente. Quando se trata da maioria das modalidades disputadas em um rodeio, Brasil e Estados Unidos entram como fortes candidatos ao título. E este ano, na 55ª Festa do Peão de Barretos, que começa nesta quinta-feira, não poderia ser diferente. Duas novidades prometem agitar a arena montada na cidade de maior evidência do interior do estado de São Paulo nesta época do ano: o Mundialito de Três Tambores, que pela primeira vez será disputado no Brasil, e o 18º Barretos International Rodeo, que volta ao país em substituição à Copa do Mundo de Montarias em Touro, realizada em 2009 e que teve grande sucesso de público e de audiência pelo mundo.
Nesta última competição, aliás, a briga ficou entre duas potências nas arenas de rodeio. Adivinhe quais? Brasil e Estados Unidos, claro. No entanto, nossos peões não tiveram sucesso, e o título foi para os americanos, no último dia de disputas, dando um verdadeiro banho de água fria na torcida. Mesmo assim, a empolgação volta a crescer após o troco dado este ano. Na final em Las Vegas, em abril, o time brasileiro conquistou o título. E a segunda parte da revanche pode vir nas duas atrações principais da parte esportiva da Festa do Peão de Barretos.
Mundialito de Três Tambores abre a festa
O Mundialito de Três Tambores está marcado para começar na próxima sexta-feira, dia 27. E o Brasil entra forte, com uma dupla que promete empenho e dedicação para levantar o caneco: Rafaela Laturraghe e Ronildo Morais. No entanto, o nosso peão já aponta o maior perigo na competição, que conta com 11 países no total.
- Pelo que eu vi do Mundial do ano passado, acho que os competidores americanos serão os nossos maiores adversários - admitiu Ronildo.
mundial da categoria em Barretos (Foto: divulgação)
A competição de Três Tambores no Mundialito tem uma característica diferente do esporte como é praticado normalmente no Brasil. Aqui, apenas as mulheres competem no Circuito Nacional. No caso do torneio que começa na próxima semana, a dupla é formada por um homem e uma mulher.
Na modalidade, os competidores montados a cavalos têm que contornar três tambores dispostos de forma triangular na arena no menor tempo possível. China, surpresa até para os organizadores por conquistar a classificação, Itália, Austrália, Espanha, Panamá, Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai são os outros nove países confirmados na disputa. Em 2009, a dupla brasileira André Coelho e Ana Paula Zillo foi campeã do Mundialito realizado na Itália.
Barretos International Rodeo encerra o evento
A outra festa que promete botar frente a frente Brasil e Estados Unidos na disputa pelo primeiro lugar é o Barretos International Rodeo, que também acontece na segunda metade da Festa do Peão. O torneio, que conta ainda com a participação de competidores da França e da Itália, premiará o vencedor em U$ 100 mil (cerca de R$ 170 mil). No total, 30 atletas disputarão o título de campeão em Barretos. Além do alto prêmio em dinheiro, o vencedor ganha notoriedade em todo segmento no Brasil e no exterior por se tratar de um evento que é referência em todo mundo.
O time brasileiro será montado pelos classificados através do Circuito Barretos de Rodeio e do Campeonato Top Brasil Interestadual de Montarias em Touros. Neste último, três equipes serão promovidas, sendo cinco atletas em cada time. São 13 estados na briga: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rondônia, Amapá e Santa Catarina. A competição começa na segunda-feira.
Além das duas principais disputas e das competições classificatórias ao Barretos International Rodeo, a 55ª edição Festa do Peão de Barretos conta com outras atrações esportivas. Do primeiro dia a segunda-feira acontecem as finais da Associação Nacional de Três Tambores, da Associação Nacional de Bulldog e da Copa Barretos de Bulldog, além de provas classificatórias de Team Penning.
Uma homenagem vai marcar a Festa do Peão. Será ao primeiro montador a vencer o Barretos International Rodeo, em 1993: o competidor americano aposentado Tuff Hedeman. Ele teve uma carreira brilhante no mundo dos rodeios e acabou por ter parte de sua trajetória retratada no filme “8 Segundos”.
A festa também é cultural
A maior Festa do Peão da América Latina vai contar também com grandes shows. Entre os principais estão o da cantora Ana Carolina, o da dupla sertaneja Victor e Leo, o da nova voz da música romântica sertaneja Luan Santana e também o da popstar internacional Mariah Carrey, que fará única apresentação no Brasil, justamente na Festa do Peão.
Outra novidade é a apresentação da comissão de frente e da bateria da escola de samba campeã do carnaval carioca, Unidos da Tijuca. O grupo que se apresenta na frente da escola foi responsável por um momento mágico na Avenida Marquês de Sapucaí, ao deixar todos os presentes impressionados com um show de ilusionismo. A apresentação acontece na sexta-feira, com 400 integrantes da agremiação. O show foi desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros com exclusividade para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário