Playlists
Seleções musicais e históriasQuem são elas?
Uma lista sem crise de identidade. O que não falta aqui é apresentação em seu primeiro significado, ou seja, ato ou efeito de apresentar-se. Com prazer, como Zezé Motta em seu primeiro LP, de 1978, na canção encomendada a Rita Lee e Roberto de Carvalho. Em terceira pessoa, como fez Ana Cañas em “A Ana” no CD de estreia, ou ainda, usando o apelido como Alcione no samba de breque “Eu sou a Marrom”.
Exclusivamente feminina, a presente lista traz também canções que não revelam nomes de protagonista. “Demais”, “Agito e uso” e “Sou feia mais tô na moda” são exemplos entre as inominadas, mais próximos do currículo que do cartão de visita. Ao ouvi-las, ninguém tem dúvidas do que são capazes Sylvia Telles, Ângela Ro Ro e Tati Quebra-Barraco.
Reveladoras, essas canções são pessoais, intransferíveis e marcam momentos de suas intérpretes. Em “Meu nome é Gal”, a baiana tropicalista chega a revelar mais do que diz a composição de Roberto e Erasmo Carlos. Na gravação original de 1969, Gal Costa fala qual é sua idade, onde nasceu, conta quem são eles - seus admirados citados pelos prenomes - e arremata: “Se um dia eu tiver alguém com bastante amor pra me dar, não precisa sobrenome, pois é o amor que faz o homem”.
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Uma modesta homenagem a Negra Li
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