quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bom dia! Interlagos

Rose Saconi - O Estado de S.Paulo

O engenheiro Luís Romero Sanson foi considerado louco quando resolveu, em plena Segunda Guerra Mundial, construir um autódromo a 30 quilômetros do centro da cidade, numa área de 1 milhão de metros quadrados.

Chegar a Interlagos era uma viagem, quase uma aventura, que incluía atravessar ponte de madeira sobre o Rio Pinheiros e pagar pedágio de 400 réis. Não pareceria um empreendimento de futuro. Mesmo assim, Sanson, que era dono da Companhia Auto Estradas, começou as obras em 1936 movimentando 500 mil metros cúbicos de terra, 7.200 metros cúbicos de pedra britada, para lastro das pistas, e 475 toneladas de asfalto.

Em 1939, houve uma tentativa de inauguração da pista de 8 km, mas um temporal adiou a festa. Finalmente, no dia 12 de maio de 1940, a imprensa paulista estampava anúncios da "grande corrida inaugural do autódromo de Interlagos, onde seriam distribuídos prêmios de 132 mil réis nas provas de automóvel e motocycletas, numa cortesia do Instituto do Assucar e do Álcool". Quem usasse álcool na mistura de combustível também seria premiado.

Grand Prix. Participaram 30 pilotos, brasileiros e estrangeiros. A categoria se chamava Grand Prix. Chico Landi chegou em segundo lugar, com um Maserati, atrás de Artur Nascimento Júnior, vencedor com um Alfa Romeo. Foram 25 voltas, à velocidade média de 115 km/h. O vencedor levou o prêmio de 60 mil réis.

Além de ilustração com o traçado da pista, a lista de pilotos e o programa completo das provas, o Estado publicou reportagem de serviço ao leitor explicando como chegar a Interlagos. Os aficionados tinham quatro opções de transporte: "Automóvel, auto-omnibus, táxi-lotação e bonde". Os camarotes para seis pessoas eram os mais concorridos para a corrida. O ingresso custava 400 réis.

No dia seguinte, o jornal noticiou o resultado das provas com um balanço positivo da corrida inaugural. "Teve êxito brilhante e completo a tarde de motorismo de domingo no autódromo de Interlagos. Aprovado o valor técnico da pista. As altas velocidades atingidas e o fato de não haver uma só ruptura de pneus são bem convincentes. Os serviços de trânsito, estacionamento e policiamento estiveram ótimos. Ordem no público. Disciplina e entusiasmo dos corredores", dizia o texto.

O autódromo passou ao controle da Prefeitura em 1954, comprado por 32 milhões de cruzeiros. Luís Sanson morreu em 1967, pobre e esquecido.

Autódromo de Interlagos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Autódromo de Interlagos
José Carlos Pace
Local São Paulo, Brasil
Autódromo José Carlos Pace (AKA Interlagos) track map.svg
Principais eventos Fórmula 1
Stock Car
Le Mans
GT3
Comprimento
do circuito
4.309 km (2.677 mi)
Curvas 15
Volta
mais rápida
1'10.229 (R. Barrichello, {{{campeonato_recordista}}}, Ferrari, 2004-10-23)

O Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um autódromo localizado no bairro de Interlagos na cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Dr. Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.

O circuito é um dos poucos circuitos de automobilismo fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, atualmente sendo o único de toda a América Latina no calendário do campeonato. Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.

Já estive uma vez no autodromo, gostei muito, mas nunca assiti uma corrida

è um lugar pra poucos ou melhor só os afortunados um dia quem sabe...

Aparecido de Souza

Sã opaulo Sp Brasil br


Nenhum comentário: