Investigação confirma suicídio de cantor italiano Luigi Tenco
Roma, 15 fev (EFE).- A Justiça italiana confirmou hoje que Luigi Tenco se suicidou durante o Festival da canção de Sanremo há 40 anos, após uma investigação na qual o corpo do cantor foi exumado.
"Todas as investigações confirmam que sem dúvida nenhuma se tratou de um suicídio", sentenciou o juiz de Sanremo (noroeste da Itália), Mario Gagliano, que deu o caso por fechado.
Com essa decisão Gagliano espera ter encerrado de uma vez por todas o mistério que durante 40 anos cercou o caso, que foi reaberto pela Justiça em dezembro de 2005.
Tenco tinha 29 anos em 1967 quando morreu com um tiro na têmpora em um quarto do hotel Savoy de Sanremo, supostamente após perdeu um prêmio com sua canção "Ciao amore ciao".
O corpo foi descoberto pela cantora Dalida, seu par na competição, que foi falar com ele após uma discussão telefônica.
Junto ao corpo de Tenco, foi encontrado um bilhete com a seguinte mensagem: "O público quis e lhe dediquei cinco anos da minha vida.
Faço isto não porque esteja cansado da vida mas como protesto".
Ciao Amore Ciao
Luigi Tenco
Composição: Luigi TencoIl grano da crescere, i campi da arare
Guardare ogni giorno
Se piove o c'è il sole,
Per saper se domani
Si vive o si muore
E un bel giorno dire basta e andare via
Ciao amore,
Ciao amore, ciao amore ciao
Andare via lontano
A cercare un altro mondo
Dire adio al cortile,
Andarsene sognando.
E poi mille strade
Grigie come il fumo
In un mondo di luci
Sentirsi nessuno.
Saltare cent'anni
In un giorno solo
Dai carri dei campi
Agli aeri nel cielo
E non capirci niente
E aver voglia di tornare da te
Ciao amore,
Ciao amore, ciao amore ciao
Non saper fare niente
In un mondo che sa tutto
E non avere un soldo
Memmemo per tornare.
Ciao amore,
Ciao amore, ciao amore ciao
Ciao amore,
Ciao amore, ciao amore ciao
Ciao Amore Ciao - Luigi Tenco.mp3 6169K Reproduzir Baixar |
Aparecido de Souza
São Paulo Brasil BR
2 comentários:
Discordo categoricamente desta conclusão. Luigi foi assassinado de acordo com pesquisa que realizei. Agora fica mas fácil a mídia canalha tentar nos convencer do contrário. Este juiz safado estaria encobrindo alguém ou alguéns? A santinha Dalida, deu dois depoimentos controversos. Porém seu remorso não a deixou em paz a ponto de tentar suicidio um mês depois e concretizar seu ato insano 20 anos mais tarde. Existe um site pago em Euros chamado SEGREDOS DA ITALIA. Está tudo lá. Enfim o que esperar de um país onde a máfia impera soberana. Lamentável. Descanse em paz meu amigo. De um modo ou de outro a justiça um dia se fará presente. Atentem para o detalhe: nosso silêncio o está matando de novo. Grato.
Queira perdoar. Tudo no tocante a LUIGI TENCO, mexe demais comigo. Seu estilo, sua voz, sua arte e sensibilidade, tudo isso se perdeu no tempo. Imagina se vivo até hoje, nesses mais de 40 anos, com o que nos teria brindado. Apesar disto, continua marcante em minha memória. O que é bom é para sempre. Daqueles Anos Dourados até os dias de hoje, sinto sua presença cada vez que ouço suas maravilhosas melodias. No entanto, como bom espiritualista que sou, sei que meu amigo, com certeza, continua atuando em esferas bem mais evoluidas que esta. Felizes os que estão desfrutando disto agora.
DALIDA é e sempre será uma estrela de primeira grandeza. Amo sua voz, sua beleza e sua personalidade forte e marcante. Porém a tragédia sempre foi sua companheira, nos tristes episódios que marcaram sua vida. Apesar disto, seu brilho era intenso. Um outro espírito evoluido que não mais conseguiu ficar nesta Terra ou ficou até o quanto pode, deixando-nos sua marcante presença.
Meus dois adorados: onde quer que estejam, estejam bem. Oro por vocês. O legado que me deixaram é inesquecível. Que Deus os tenha na sua Santa Paz. Um fã agradecido e emocionado. Joaquim Jorge Hamaral. Em 17.11.2009.
Postar um comentário