terça-feira, 6 de abril de 2010

Bom dia!Aparecido de Souza


Na ponta do coração
cidâo da baiana 28/07/2008


Na ponta do coração
Eu guardei seu nome
Desde a primeira vez
Que a vi
Na ponta do coração
Você me diz sorrindo
Que eu era o tal
Na ponta do coração
Diz que me amaria
Sempre, sempre, sempre
Na ponta do coração
Deu-se tudo ao contrário
Esqueceu o prometido
Mais rápido que o vento
Em grande tempestade
Na ponta do coração
Me encontro sozinho
A vagar,sem destino
Sem luz no meu caminho

Aparecido de Souza28/07/2008

Toco Preto
cidao da baiana 29/07/2008
Um Brasil que chora

Toco preto pegando fogo
Toco preto pegando fogo
Toco preto pegando fogo
Toco preto pegando fogo
Toco preto pegando fogo
Repetir e repetir seguidamente
Pareçe brincadeira de criança
Mas na relidade uma cena triste
No cotidianho da natureza
Tocos de madeira
Madeira sendo dezimada
Pela incoerência do Homem
Onde nossas queridas Matas
Sendo devoradas, cortadas
Pela ganância de brasileiros
Que não ama
O ambiente que vive
Que é a terra chamada Brasil

Aparecido de Souza 29/07/2008

Domingo Colorido
cidão da baiana/2708/1995

Domingo lindo de Sol
Dia claro, vejo colorido
Claros ameno na mente
Dia tão bonito
Dia tão bonito
Sentir ver passar odia
Só pensando em você
Andar por ai
Na rua com você
Neste dia colorido
Raios brilhante do sol
Encontor aqui sozinho
Só pensando em você

Ver passar o domingo
Tão triste e sózinho
Ver o colorido
Passar por mim
Na esperança
De ver você chegar
No domingo colorido
Ir pra cidade
Andar neste domingo
Fico a esperar
Você chegar
Convidar prá sair
Me convidar prá sair

Aparecido de Souza

POEMA EM PROSA

NA TRILHA....
CIDÃO DA BAIANA 16/09/2007


ESTOU SOZINHO, PENSANDO NO PASSADO
LEMBRO-ME DE TUDO, ATÉ DO PULSAR DO MEU CORAÇÃO
DAS PASSARADAS, DO VOAR, ATÉ DOS CANTIGOS
A BRISA QUE CAIA, NAS MANHÃS DO MEU RECANTO
TUDO AO LONGE, MAS PERTO DO MEU PENSAMENTO
DAS MOLECAGENS, DAS FAÇANHAS DE CRIANÇAS
EU COMO SE DIZ, ERA O FAMOSO TÊU, NA SURDINA
DAVA MEUS PULOS NOS NINHOS DAS GALINHAS DA FAZENDA
NOS CANAVIAIS, NAS MOITAS EM RODA DA SÉDE
ERA MEU DIVERTIMENTO, GARANTIA A MISTURA DE CASA
FOI SE, OS ANOS DOURADOS DE VIDA,EU ERA FELIZ E NÃO SABIA
O VENTO FEZ CURVA, ESTAVA NA MOCIDADE, PRA SOBREVIVER
DAVA UM DURO NO CABO SÊCO, COM MÃOS CALEJADAS
SURGIU ENFIM UMA OPORTUNIDADE, EU ERA UM TRATORISTA
CONHECI PALMO A PALMO AS TERRAS DA FAZENDA
DE TANTO ARAR, PLANTAR, E COLHER PRODUTIVIDADE
CANSADO DA LIDA, SURGIU MEU AMOR ÚNICO
NÃO TINHA NADA PRA DAR, E NEM SIQUER CASAR
SÊLEI UM ACÔRDO, ANOS DE TRABALHOS, MIGALHAS
DECIDIDO A CAIR NO MUNDO, LIVRE COMO UM PASSÁRO
MAS ADECISÃO FOI EM VÃO: FUGI COM ADOLECENTE
PUSERAM A POLICIA, NA ESTAÇÃO DE TREM, NO FUNDO DO QUINTAL
NO CANAVIAL, NA MIUDA CURTIA O GRANDE FEITO
CASEI, MORO NA TERRA DE TODOS OS BRASILEIROS
VIVO FELIZ, GRAÇAS A DEUS, A TRANCOS E BARRANCOS....

APARECIDO DE SOUZA 16/09/2007 SÃO PAULO.

Guarapa da terra
Cidão da Baiana
Maio de 1995

Garapa da terra
Moenda roncando
O trator virando a terra
Do meu pensamento
Garapa da terra
Tempo correndo
A chuva que caia
No meu tempo de criança

Terra boa
Terra vermelha
Ali eu brincava
Ali eu corria
Na beira do rio
Nas minhas travessuras
A terra boa
Terra querida
Do meu tempo
Que não volta mais

Debaixo da figueira
Vinha a rasteira
Dos amigos da terra
Dos amigos sim
Todos se foram
Alguns para lado
Outros que nunca
Mais eu as vi
Da terra eu tenho,
Sinto muitas saudades
Da minha terra

Terra boa
Dos canaviais
Da garapa da terra
Dos pantanais
Da lagoa
Os meus amigos
Todos enfim
Onde estão, não sei
Algum se lembra de mim
A minha terra
Garapa da terra
Noite sem fim
Luar tão bonito

Os Detalhes
cidão da Baiana 21/10/2008

Detalhe é ver o modo de viver
Detalhe caminhar sempre em frente
Detalhe por que atráz vem gente
Detalhe ver que não está sozinho
Detalhe o mundo é imenso
Detalhe há lugar pra todos
Detalhe ser, egoísta não leva a nada
Detalhe o sono profundo é pra todos
Detalhe amar a vida e ser feliz
Detalhe se não puder ajudar não atrapalha
Detalhe ser coerênte com o que diz
Detalhe saber escutar é uma virtude
Detalhe não magoar, e não se aborrecer
Detalhe pense, pensar e pense
Detalhes são apenas Detalhes

São Paulo 22/10/2008
Aparecido de Souza

Meu Tempo

cidão da baiana 23/10/2008




Meu Tempo

Já tão longe se foi os longos anos

Em que o tempo, foi lentamente passando

Sinceramente passou como uma brisa

A gente vê mas a felicidade era tanta

que a gente nem sentia ele passar

Foi lento, com os amigos de infância

as brincadeiras, as amizades sinceras

de crianças, na mocidade

Ai veio um certo entalhe

o primeiro amor, o pulsar forte do coração

o desejo de estar na mocidade

junto com alguém mais próximo

ser dono de si, seguir o que manda o destino

encontrar algo de concreto na vida

Assim o Tempo deu tempo ao Tempo

Cá estou a memorar

e ver de longe o velho Tempo

Dando um tempo ao Tempo

Aparecido de Souza

VELHO MOGI

CIDÃO DA BAIANA


VIAJANDO PELO TEMPO
TEMPO QUE VOA
QUE ESTÁ PARADO
NO MEU CORAÇÃO
O CAMINHO QUE PERCORRI
DESDE A MINHA LONGINCA INFÂNCIA
BELA INFÂNCIA, NO MEU TORRÃO NATAL
NA BELA TERRA, JUNTO AO VELHO MOGI
AS VEZÊS TRISTE
SEMPRE SORRINDO PARA MIM
COM SEU LEITO CALMAMENTE
FÊZ O PERCURSO DA MINHA VIDA

UM DIA, NO MÊS DE JANEIRO
NA PASSAGEM, DA PASSAGEM
EMBARQUEI NUM TREM DA PAULISTA
COM DESTINO À CAPITAL
DA JANELA VI A CURVA DO RIO
O VELHO MOGI SUMINDO.
SORRINDO,ME ACENANDO
DESEJANDO; MUITA SORTE........

APARECIDO DE SOUZA

aparecido207@yahoo.com.br
cidaodabaiana@gmail.com

No ver do dia seguinte
cidaodabaiana 28/11/2009

Levar de certo modo sua vida
Depende muito do dia seguinte
De como ver as coisas
E sentir como será sua caminhada
Sem os esbarrões, e tropeços pelo caminho
Não esmorecer jamais
Dificuldades sempre haverá
A vida, é vida, ser feliz
Faz com que ela fica mais interessante
O prazer de ver o dia seguinte

Aparecido de Souza
São Paulo Sp Brasil Br

Linda e Bondosa
27/06/95
Cidão da Baiana
Meiga linda e bondosa
Leiga do meu amor
Morena cor de jambo
Faceira tu es uma flor
Cabelos pretos e compridos
Cabelos que amei
Fiquei amarrado em você
Amargando sentimento de dor
Ela nem pra mim olhava
Ou simplesmente
Um bom amigo
Eu estava sofrendo, muito com isto.
Meiga linda e bondosa
A gente tem, que sofrer um dia.
Mas ela me fez
Sofrer muito mais
O meu amor, não era correspondido.
Que ela nem sabia
Meiga linda e bondosa

Aparecido de Souza
São Paulo 30/09/2007


Na Brisa da Manhã
30/06/95
Cidão da Baiana
Na brisa da manha
La no meu sertão
Com orvalho no rosto
Cantarolando uma canção
De ver Mariazinha
Ou Ritinha talvez
As lindas pequenas
Que chegou sua vez
Com a enxada no ombro
Vai pro canavial
Carpir a cana, tiririca de tal
Berduega, mato macio
Marmelada, coisa sem fio
A esperança, de um dia ver melhor
Casar e ter filhos
Seguir sua vida
Conforme Deus quis
È assim que o sertanejo pensa
Na brisa da manhã
Vem outra canção
Na brisa da manha
Vem outra canção
Que é do seu gosto
Ver os amigos que um dia se foram
Sentir a paz, alegria do lugar
Mas falta algo, tem que casar
Com Maria Rita
Ou Martina do lugar
Chega a tardezinha
Pra casa, vem chegar
Cansado do suor
O sal do seu corpo
A brisa da manha
Chegar no outro dia
Aparecido de Souza
30/09/2007
São Paulo




Rio Mogi
Cidão da Baiana
Agosto 1995
Quando a vista alcançava
Na beirado rio avistava
Ao longe o horizonte
As vezes, pensava
Que um dia partiria
Pra ver navio,
E o mundo encantado
Chegou certo dia
No começo de janeiro
Arrumei a mala
Parti por inteiro,
Vi outras terras
A mata amazônica
Alegre
Com a beleza natural
Nas cidades
Tão longe eu vivia
Mas fiquei sozinho
Me lembrando, de ti
Minha terra querida
Só penso em voltar
Pra beira do meu rio Mogi
Que um dia deixei
Nas águas lamacentas
Da lagoa do seu leito
Ali eu pescava,
Não tinha defeito
Parti um dia,
Conheci outros rios
Sempre lembrando de ti
Meu querido Mogi
Vou voltar
Sei que vou
Tomar um banho
Rever a minha infância

Algumas de minhas poesias
S

Aparecido de Souza
São Paulo SP
Brasil BR

Nenhum comentário: