segunda-feira, 4 de agosto de 2008



















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VXY Mogiana em MG
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...
Passagem
Pitangueiras
Plínio Prado
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Tronco CP-1935
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E. F. São Paulo-Goiaz (c. 1908-1927)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PITANGUEIRAS
Município de Pitangueiras, SP
Linha-tronco - km 363,425 (1958) SP-1227
Inauguração: c. 1908
Uso atual: uso da Prefeitura com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1929

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até o final de 2000.

A ESTAÇÃO: Em 1906, a Prefeitura do município de Pitangueiras expediu uma concessão para que fosse construída uma pequena ferrovia que ligasse a sede do município à estação de Pitangueiras da Paulista, que ficava à margem direita do rio Mogi, dentro do município. Pelo que se pôde concluir, com a construção da linha, e a abertura de uma estação na sede, a estação da Paulista passou a se chamar Passagem, e a linha marcou também a abertura da estação de Pitangueiras, isto por volta de 1908. Em 1912, a E. F. São Paulo-Goiaz iniciou suas atividades e encampou a antiga ferrovia em sua linha, que começava em Passagem, na Paulista, e seguia até Viradouro, depois de passar por Ibitiúva. Em 1916, esse trecho foi unido, entre Ibitiúva e Bebedouro, até a outra linha da mesma empresa. Em 11/01/1927, o trecho da SPG entre Passagem e Bebedouro foi vendido à Companhia Paulista, que, quase que

ACIMA: Trem de passageiros na plataforma da estação de Pitangueiras, provavelmente nos anos 1950 (Acervo Marcello Talamo).
imediatamente, retificou-o e alargou sua bitola, transformando-a então em parte da sua nova linha-tronco. Essa data é a que a Paulista coloca em seus relatórios como sendo a da inauguração da estação, o que não é correto. A estação foi, então, reconstruída., em 1929, embarcando e desembarcando passageiros até março de 1998, quando o serviço de trens de passageiros, naquele trecho entre Araraquara e Barretos, acabou. Esteve completamente abandonada, no centro da cidade, mas em 2 de julho de 2004 a estação foi entregue restaurada pela Prefeitura.


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4 As fotos de 1 a 4 são do acervo de Antonio Alberto Ravagnani e mostram a estação de Pitangueiras em 1975. Seu pai, Wilson Ravagnani... ...aparece em duas das fotos e era o chefe da estação. A casa qua aparece ao fundo nas fotos 2 e 4 pertendedram até 1927 à administração da E. F. São Paulo-Goiaz, dona da ferrovia até esse ano.

A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
A estação em 30/04/2003 . Foto Hermes Y. Hinuy

A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras

A estação de Pitangueiras, em 02/2005. Foto O. Pomini

Atualização: 17.09.2007

Página elaborada por Ra

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