sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Bom Dia ! Sertãozinho Sp





Bom Dia Sertãozinho SP

Ind�strias da cidade de Sert�ozinho/SP As v�rias crises por que passou a cafeicultura abriu amplas possibilidades para a cultura de cana-de-a��car.
Antes de 1900 havia no munic�pio pequenas e esparsas planta��es de cana-de-a��car, aproveitadas pelas engenhocas que se limitavam a fabricar aguardente, rapadura e mela�o.

O decl�nio da cultura cafeeira foi gradativamente compensada pela cultura canavieira. Do ano de 1944 em diante, a lavoura de cana teve extraordin�rio aumento, atingindo mesmo uma crise de superprodu��o em 1965.

Atualmente, Sert�ozinho conta com 5 usinas de a��car e �lcool,
2 destilarias e 3 engenhos de aguardente. Usina Santo Antonio
Usina Albertina
Usina S�o Geraldo
Usina Santa Elisa
Usina S�o Francisco
Destilaria Santa In�s [Photo]
Vista panor�mica da 'Usina Santa Elisa' na cidade de Sert�ozinho/SP A intensa cultura canavieira exerceu radicais modifica��es no munic�pio, n�o s� na estrutura das propriedades, como no com�rcio, vias de comunica��es e na demografia.
Houve intenso crescimento da �rea da zona urbana e de sua popula��o, determinado pelo �xodo dos pequenos lavradores, que venderam suas terras aos usineiros ou abandonaram a ro�a para usufruir padr�o de vida mais elevado na cidade, ou ainda para atender a demanda da m�o-de-obra exigida pelo crescente surto industrial do munic�pio.

Mas a transforma��o mais evidente efetivou-se no ramo industrial, o que aconteceu em fun��o da pr�pria necessidade de manuten��o e conserva��o do maquin�rio das usinas de a��car e �lcool e destilarias. [Photo]
Surgiu ent�o um grande n�mero de oficinas para esse fim, que se desenvolveram e se transformaram em grandes ind�strias de fabrica��o de equipamento para a ind�stria sucro-alcooleira e fundi��es, como a Zanini, Tecomil, Caldema, Moreno, Mepam, Fundi��o Galassi, DMB etc.
[Photo]
Vista da Ind�stria de m�quinas e implementos agr�colas, 'DMB', na cidade de Sert�ozinho/SP Algumas dessas ind�strias, devido as v�rias crises do setor do a��car e �lcool ou fundiram-se com outras, como o caso da Zanini, que fundiu-se com a Dedini, de onde surgiu a DZ, ou encerraram suas atividades, como a Tecomil, Fundi��o Galassi e outras.

Outras entretanto, apesar da crise do setor, sobrepujaram as dificuldades econ�micas e cresceram, como o caso da Caldema, Moreno, Camaq e tantas outras que surgiram em fun��o do pr�prio crescimento da cidade como f�bricas de m�veis, de ladrilhos, de artefatos de cimento, carrocerias para caminh�es, de produtos alimentares bem como v�rias serralherias para atender as exig�ncias de caixilhos de ferro, portas, venezianas etc, para constru��es.

Hoje Sert�ozinho � sem d�vida um dos mais importantes centros agro-industriais do Estado de S�o Paulo, ocupando o 3� lugar em todos os setores como popula��o, produ��o e arrecada��o da vasta e rica regi�o de Ribeir�o Preto, sendo superado apenas por esse munic�pio e por Franca.

Nenhum comentário: