quinta-feira, 5 de junho de 2008

Bom Dia! A Amacio Mazzaropi " Gênio do cinema Brasileiro


Há 95 anos
Mazzaropi
( Foto: www.cinemabrasileiro.net/fotosartistas.htm )
9 de abril de 1912
Nasce em São Paulo Amacio Mazzaropi ator e cineasta brasileiro.

Em 1932 Mazzaropi estréia em sua primeira peça de teatro, chamada A herança do Padre João.
Até 1945, a Troupe Mazzoropi percorre muitos municípios do interior de São Paulo, mas não há dinheiro para melhorar a estrutura da companhia.
Com a morte da avó materna, Dona Maria Pita Ferreira, Mazzaropi recebe uma herança suficiente para comprar um telhado de zinco para seu pavilhão, podendo assim estrear na capital, com atuações elogiadas por jornais paulistanos.
Depois, parte com a companhia em turnê pelo Vale do Paraíba.
Dias após a morte de seu pai, em 1944, estréia no Teatro Oberdan ao lado de Nino Nello, sendo ator e diretor da peça Filho de sapateiro, sapateiro deve ser.
Em 1946, convidado por Demerval Costa Lima da Rádio Tupi, estréia o programa dominical Rancho Alegre, encenado ao vivo no auditório da rádio no bairro do Sumaré e dirigido por Cassiano Gabus Mendes.
Em setembro de 1950, este mesmo programa estreia na TV Tupi, agora com a coadjuvação dos atores João Restiffe e Geny Prado.
Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estréia seu primeiro filme, intitulado Sai da Frente, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde filmaria mais duas películas.
Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi faz, até 1958, mais cinco filmes por diversas produtoras.
Naquele mesmo ano, vende sua casa e cria a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi).
O primeiro filme da nova produtora é Chofer de Praça.
Em 1959 é convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni, na época da TV Excelsior de São Paulo, a fazer um programa de variedades que fica no ar até 1962.
Neste mesmo ano produz um de seus filmes mais famosos, o Jeca Tatu, que vai aos cinemas no ano seguinte.
Em 1961, Mazzaropi adquire uma fazenda onde inicia a construção de seu primeiro estúdio de gravação, que produz seu primeiro filme em cores, Tristeza do Jeca.
Em 1974, roda Portugal, minha saudade, com cenas gravadas no Brasil e em Portugal.
No ano seguinte, começa a construir em Taubaté um grande estúdio cinematográfico, oficina de cenografia e um hotel para os atores e técnicos.
A partir de então produz e distribui mais cinco filmes até 1979.
Seu 33º filme, Maria Tomba Homem, nunca será terminado.
Depois de 26 dias internado, Mazzaropi morre vítima de um câncer na medula óssea aos 69 anos de idade no hospital Albert Einstein de São Paulo.
É enterrado na cidade de Pindamonhangaba, no mesmo cemitério onde seu pai já repousava.
Nunca se casou, mas deixou um filho adotivo, Péricles Mazzaropi.
Em 1994 é inaugurado o Museu Mazzaropi, localizado na mesma propriedade dos antigos estúdios, recolhendo a história da carreira de um dos maiores nomes do cinema, do teatro e da televisão brasileiros.
Fonte: Wikipédia

Aparecido de Souza

Nenhum comentário: