sexta-feira, 25 de abril de 2008

Virada Cultural colhida do IG



Notícias

Gal Costa
Um dos destaques da Virada
Galerias audio video



Cesaria Evora, Mutantes e Gal Costa são destaques da Virada Cultural

23/04 - 19:13
Redação iG Música

Mais de 700 atrações, espalhadas por dezenas de palcos em 24 horas ininterruptas de música, dança, teatro e cinema. A programação da Virada Cultural, que acontece neste final de semana em São Paulo, é tão extensa que pode deixar qualquer um perdido.
Mas, no meio de tantas atrações, é possível escolher alguns destaques. Por exemplo, a cantora cabo-verdiana Cesaria Évora, responsável pelo show de abertura da festa.
Outras atrações importantes são Gal Costa, Mutantes, Jorge Ben Jor e Afrika Bambaataa. Todos os shows têm entrada gratuita. Veja abaixo uma relação de dez apresentações imperdíveis:
Cesaria Évora
Nascida em 1941 no Cabo Verde, Cesaria Évora é a principal atração da edição 2008 da Virada Cultural. Conhecida como 'a diva dos pés descalços', por seu costume de cantar sem calçados, ela iniciou sua carreira aos 16 anos, mas só ficou conhecida internacionalmente no final dos anos 80. Ela canta um tradicional ritmo cabo-verdiano chamado morna, que lembra bastante o fado português.
Palco São João, sábado (26), 18h
Mutantes
A veterana banda paulista, uma das mais importantes da história do rock brasileiro, apresenta-se no palco São João às 3h da madrugada. No repertório, estarão clássicos dos anos 60 e 70, misturados com novidades como "Mutantes Depois", primeira composição inédita do grupo em mais de trinta anos.
Palco São João, domingo (27), 3h
Gal Costa
A cantora baiana é outra das atrações do Palco São João, local que reúne as principais atrações da Virada Cultural. Neste show, ela cantará acompanhada apenas de um violão. É a mesma apresentação que Gal fez recentemente em locais como o Baretto. A diferença é que, agora, a performance será gratuita.
Palco São João, sábado (26), 21h
Ultraje a Rigor
O grupo paulista vai tocar o seu primeiro álbum, "Nós Vamos Invadir Sua Praia", na íntegra. Ou seja, é garantia de ouvir sucessos como "Ciúme", "Inútil" e "Eu Me Amo", além da faixa título. O show vai encerrar na Praça da República, local escolhido para reunir os artistas de rock. Além do Ultraje, tocam por lá Lobão e Arnaldo Antunes, entre outros.
Palco República, domingo (27), 18h
Afrika Bambaataa
O veterano produtor americano, considerado (com justiça) o pai do hip hop, é a principal atração do Baile Chique, palco montado no Parque Dom Pedro II. Ele vai fechar uma programação de 24 horas com o melhor da black music brasileira, desde o samba rock de Luis Vagner e Bebeto ao rap de Xis e Rappin' Hood.
Palco Dom Pedro, domingo (27), 17h
Luiz Melodia
O cantor carioca vai interpretar o seu álbum de estréia, "Pérola Negra" (1973), na íntegra, no Teatro Municipal. Além da faixa título, estarão no repertório clássicos como "Estácio Holly Estácio" e "Farrapo Humano". Será o primeiro show da programação do Municipal, que ainda vai receber Egberto Gismonti e Pepeu Gomes, entre outros.
Teatro Municipal, sábado (26), 18h
Jorge Ben Jor
O cantor, que já se apresentou no aniversário de São Paulo, em janeiro deste ano, será o responsável pelo show de encerramento da Virada Cultural. Sua performance é sempre garantia de animação, com sucessos como "Taj Mahal", "Chove Chuva" e "País Tropical", para citar os principais.
Palco São João, domingo (27), 18h
Paul Di'Anno
Apesar de pouco conhecido do grande público, Paul Di'Anno tem credenciais para fazer uns dos principais shows da virada. Afinal, ele foi vocalista do Iron Maiden antes de Bruce Dickinson e vai interpretar músicas do disco "Killers", de 1981, no palco de rock montado na Praça da República.
Palco República, domingo (27), 01h
Marcelo D2
O rapper carioca vai subir ao palco São João ao meio-dia, logo depois do Teatro Mágico, que toca às 9h, e antes da Orquestra Imperial, que se apresenta às 15h. Sua mistura de rap com samba tem tudo para proporcionar um dos shows mais animados do evento.
Palco São João, domingo (27), 12h
Fernanda Takai
A vocalista do Pato Fu é o principal nome do Palco das Meninas (Avenida Ipiranga, em frente ao Edifício Copan), que vai receber somente novas cantoras. Ela vai apresentar o seu elogiado show "Onde Brilhem os Olhos Seus", em que ela interpreta músicas que ficaram famosas na voz de Nara Leão.
Palco das Meninas, domingo (27), 17h
Leia mais sobre a Virada Cultural.

Nenhum comentário: