quarta-feira, 17 de março de 2010

Bom dia! Bairro da Lapa




Bairro da Lapa


Lapa significa gruta ou caverna na encosta das montanhas, coberta por uma grande pedra.

O Bairro da Lapa é um distrito da região Oeste de São Paulo. Desenvolveu-se durante o século XX, inicialmente como região industrial e proletária. É cortado pelas linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante)da CPTM, respectivamente ramos da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, que a dividem nas regiões Norte (Lapa de Baixo), Sul (Lapa). A área situada a Sudoeste da área central (Lapa) é denominada de Alto da Lapa.

Na região, existia o rio Emboaçaba, hoje chamado Pinheiros. Emboaçava, nome que designou o local durante três séculos, era um povoado disperso formado por sítios e fazendas a partir da construção de uma fortaleza. Emboaçava, se tornou um dos bairros do distrito da Lapa. Emboaçava, em tupi-guarani, significa “lugar por onde se passa”. Logo depois, mudou de nome para “Boaçava”. Em 1805, com o aumento da produção de cana de açúcar, o movimento das tropas da rota que ligava a Vila de Itú a São Paulo e litoral, foi desviado em razão das péssimas condições da ponte sobre o Rio Pinheiros, e assim foi aproveitado o sítio do Coronel Anastácio de Freitas Troncoso, onde hoje se encontra a Vila do Anastácio. Em 1867 foi inaugurada a estrada de ferro da São Paulo Railway. Em 1942 foi criada a Rodovia Anhangüera que incentivou a criação do Mercado Municipal em 1954, do Ceasa em 1966 e do segundo Shopping Center do Município em 1968.
Tornou-se distrito, separado de Santa Cecília, em 1910. Até 1910, o distrito da Lapa, compreendia os bairros atualmente de: Pompéia, Perdizes, Pacaembu, Barra Funda, Sumaré e Vila Madalena. Em 1948 perdeu parte de seu território para a formação do antigo sub-distrito de Vila Madalena (atualmente incorporado ao distrito de Pinheiros). Em 1986, Barra Funda, tornou-se distrito próprio, fazendo a Lapa perder uma parte de seu território. O distrito da Lapa, era formado por várias fazendas, a principal era a fazenda do Sr. Anastácio. O colonizador e explorador Afonso Sardinha, foi o principal, dentre os que quiseram colonizar o distrito, e conseguiu, mesmo com a perda constante dos distritos que antes eram incorporados à Lapa, o bairro teve constante crescimento industrial, comercial, e residencial.

Aparecido de Souza

São Paulo SP Brasil Br

Nenhum comentário: