quarta-feira, 31 de março de 2010
Bom Dia! Os Pcs, fajutos como sempre
sobrar irá quem não tem culpa de nada
Digo desde as greves sindicais que não levou a nada, as chamadas industria de grande porte de São Paulo fez as malas pra outros estados, algumas fecharam as portas pra sempre, do que se
esperar de um metalurgico, que perdeu um dedo trabalhando, por falta de não sei o que.
Destaco as sua obras a compra do voador lulala, petrobras entregue a Bolivia, no grito de um companheiro, de um Paiz que vive as custas do Brasil, O Zé da Laia que deixou o Brasil de Cueca curtas perante o mundo e o continente Americano, caso de Honduras, Batist bandido Italiano, que ficou sob as suas asas de imponente, os soldados que perdemos no Hait, que antes do fatigo terremoto, se meteu em problemas da quele Paiz, o que quer ganhar um premio Nobel da Paz, que nem no Brasil não temos
Os Cubanos que tem todo o apoio dele, não o meu ao regime, aprovou dizendo quem fez greve de fome são
bandidos comum como os de São Paulo, eita aberração, por fim o Hugo Chaves, grande seu amigo...
Viva os PCS 1 e 2 que fumaça que não saiu do papel
cidao da baiana 31/03/2010
Aparecido de Souza
São Paulo BRasil BR
terça-feira, 30 de março de 2010
Bom dia!As Barbaridade por ai afora
Número de mortos após atentados no metrô de Moscou sobe para 39 e 73 feridos continuam internados em diversos hospitais, três deles em estado muito grave. Os corpos de segurança afirmam que os dois atentados foram organizados por grupos terroristas do Cáucaso Norte da Rússia e realizados por mulheres suicidas.Resumo a trôco de que, pagam os inocentes...
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil BR
segunda-feira, 29 de março de 2010
Bom dia!Música Reg. Bras. Gaúcho da Fronteira
Música Regional Brasileira
Gaúcho da Fronteira
Nascido em Santana do Livramento, o violonista, acordeonista e bandeonista Heber Artigas Fróis, o Gaúcho da Fronteira, estreou em carreira-solo em 1975 depois de integrar o grupo Os Vaqueanos. Reprodução
MRB_0187_PARTE_2
Aaprecidode Souza
SãoPaulo SP Brasil BR
domingo, 28 de março de 2010
Bom dia!Domingo cansado
cidao da baiana 28/03/2010
Parece que é chacota, ou alguma mentirinha
No que tange o meu momento é verdade
Uma faze que ilustra meu cotidiano
Parece que já estou meio caido há muito
Pouco a velhice que já instalada no cangote
Com o passar do tempo
Por cargas dágua, o pêso me faz sentido
Se não der um certo pulo
O dia fica meio que monotono
Digo sair, procurar fazer algo
E não ficar na mesmice
De certo computador
Ou na ladainha do lar
Mexer com o corpo
Pra livrar do tédio
No cair da tarde
Trocar idéias com os amigos
Da rua, ou da comunidade
E deixar que o domingo
Que cansado, descanse em Paz
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil BR
sábado, 27 de março de 2010
Bom dia! Cembranelli e a policia Tecnica de São Paulo SP
Casal Nardoni é condenado em júri popular
Sáb, 27 Mar, 12h31
Por Redação Yahoo! Brasil
O juiz Maurício Fossen acaba de anunciar, à 0h27 de sábado, 27, que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados de matar a filha dele, Isabella Nardoni, em março de 2008. Os jurados entenderam que a menina foi asfixiada pela madrasta e jogada pela janela do apartamento do casal, no sexto andar de um edifício em São Paulo, pelo pai.
As penas estabelecidas são de 31 anos, um mês e dez dias de reclusão para Nardoni e de 26 anos e oito meses para Anna Carolina, por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, sem chance de defesa e vítima menor de 14 anos), em regime fechado. Os réus ainda foram condenados a mais oito meses de reclusão cada um por fraude processual. Coincidentemente o tempo de prisão determinado corresponde às idades de cada um dos réus.Y! Respostas: Comente o resultado do julgamento
O julgamento durou cinco dias e foi realizado no Fórum de Santana, zona norte de São Paulo. À 1h desta madrugada os réus foram retirados do fórum. Espectadores exaltados correram atrás do camburão da polícia. Eles foram levados ao presídio de Tremembé, distante cerca de 138 km da capital.O advogado de defesa, Roberto Podval, informou que já recorreu da decisão. Ele disse que não ia conversar com os jornalistas nesta noite por que "o brilho da noite" é do promotor Francisco Cembranelli.
Em entrevista coletiva logo após a divulgação da sentença, Cembranelli disse que procurou manter sempre a serenidade durante o julgamento e que achou a pena justa.
Debates
Com base em uma reprodução cronológica das ligações entre os vizinhos dos Nardoni e a polícia, o promotor Francisco Cembranelli afirmou que o casal estava no apartamento quando a menina Isabella foi atirada pela janela do sexto andar do Edifício London, no dia 29 de março de 2008.
Já o advogado de defesa, Roberto Podval, trabalhou durante o todo o julgamento com argumentos que tentavam demonstrar falhas na perícia da cena do crime.
Depoimentos dos réus
Alexandre Nardoni, que permaneceu quieto durante os dias de julgamento, mexendo nos óculos, pondo o dedo na boca e ouvindo atentamente as testemunhas que o acusaram de matar a filha Isabella, de 5 anos, foi interrogado na quinta-feira durante cinco horas. "Aquilo para mim foi o pior dia, perdi o que tinha de mais valioso na minha vida", afirmou o réu.
Logo que começou a ser ouvido, às 10h45, Nardoni fez um pedido ao juiz: queria virar a cadeira para depor olhando os jurados. O pai da menina atirada pela janela em março de 2008 começou o relato afirmando que a denúncia da promotoria era "falsa". O acusado descreveu o que se passou na noite do crime. Depois, chorou ao dizer que perdeu a coisa mais preciosa de sua vida. "Eu, que briguei tanto para ela (Isabella) nascer, briguei com minha sogra, que queria que a Ana Carolina (Oliveira, a mãe da menina) abortasse", afirmou.
Em seguida, o pai chorou ao contar quando recebeu a notícia da morte da menina e, pela última vez, ao descrever a menina no necrotério. Passou então a acusar os policiais que investigaram o caso de tentar obrigá-lo a confessar. Afirmou ter sido agredido no 9.º Distrito Policial (DP) e disse que o pai, o advogado Antônio Nardoni, foi vigiado por dois anos.
Ao meio-dia, começou o confronto entre o réu e o promotor Francisco José Cembranelli. O acusado passou a responder de forma monossilábica e nervoso. Chegou a ser repreendido pelo juiz Maurício Fossen. Numa dezena de perguntas, Cembranelli ouviu como resposta a frase "não me recordo". Antes de acabar de depor, às 16h20, o pai reafirmou: "Não matei. Jamais fiz isso".
A madrasta da menina Isabella, Anna Carolina Jatobá, contradisse o marido em dois pontos durante o interrogatório. A exemplo de Alexandre Nardoni, ela nem esperou o juiz Maurício Fossen ler as acusações para explodir em prantos: "Não excelência, isso é totalmente falso."
O segundo interrogatório, que fechou o quarto dia de julgamento, começou às 16h30. Atendendo um pedido do juiz, Anna Jatobá passou a relatar o que ocorrera na noite do crime. Foi nesse momento em que Anna Jatobá contradisse o marido. Alexandre passou ou não a cabeça pelo buraco da tela cortada? Ao depor, o pai disse que não e afirmou que carregava o filho Pietro no colo. A mulher, porém, disse que viu o marido passar a cabeça pela tela com o filho no colo.
Em outro ponto de seu depoimento, ela voltou a contradizer o marido. Afirmou que viu quando Alexandre tirou a chave do bolso para abrir a porta do apartamento, quando eles chegaram com os filhos Pietro e Cauã no colo. Horas antes, seu marido havia dito aos jurados que só havia fechado a porta com o trinco.
Com Agência Estado
sexta-feira, 26 de março de 2010
Bom dia!Os problematicos
quinta-feira, 25 de março de 2010
Bom dia!Anunciação e Encarnação do Verbo de Deus
Anunciação e Encarnação do Verbo de Deus
Plinio Maria Solimeo
A festa da Anunciação, que se comemora no dia 25 de março, é uma das maiores da Cristandade, pois nela comemora-se o Mistério sublime da Encarnação do Verbo no seio puríssimo de Maria.
Desde o século V já se tem indícios da comemoração desta festividade mariana.
A esse Mistério foram dedicadas em toda a Cristandade inúmeras igrejas, mosteiros, ordens religiosas e inclusive uma Ordem Militar de Cavalaria, a da Anunciação, na França do século XIV.
Maria, a obra-prima das mãos de Deus
No Oriente, havendo uma festa especial para celebrar o papel de Nossa Senhora na Redenção a 26 de dezembro, a festa da Anunciação é considerada uma comemoração de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Encarnação do Verbo de Deus.
Na Igreja Latina sempre foi uma festa de Nossa Senhora.
Isso é bem compreensível, como explica o Doutor Marial por excelência, São Luís Maria Grignion de Montfort:
"Deus Padre só deu ao mundo seu Unigênito por Maria. Suspiraram os patriarcas e pedidos insistentes fizeram os profetas e os santos da lei antiga durante quatro milênios, mas só Maria o mereceu e alcançou graça diante de Deus pela força de suas orações e pela sublimidade de suas virtudes. Porque o mundo era indigno, diz Santo Agostinho, de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, Ele o deu a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dEla". (1)
Para nos explicar o amor de Deus por Maria, diz o teólogo dominicano francês Pe. Garrigou-Lagrange:
"O Verbo feito Carne ama todos os homens, pelos quais está preparado a derramar Seu Sangue. Ele ama de um modo especial os eleitos, e entre eles, de um modo ainda mais especial, os apóstolos e os santos. Porém, seu amor por Maria, destinada a estar mais intimamente associada com Ele em Seu trabalho pela salvação das almas, é o maior de todos. Mas Jesus é Deus. Assim, Seu amor por Ela produz na alma de Maria graças em superabundância, de modo a transbordar para as outras almas". (2)
"O Anjo do Senhor anunciou a Maria"
Narra São Lucas: "E o anjo, aproximando-se, disse-lhe: Salve, cheia de graça; o Senhor é contigo".
Nessa narração do Evangelista, simples em sua sublimidade, há um primeiro ponto a ser notado. Como bem pondera o Pe. Garrigou-Lagrange, seguindo Santo Tomás, "era conveniente que a Anunciação fosse feita por um anjo, como embaixador do Altíssimo. Um anjo rebelde causou a Queda; um anjo santo, o mais alto dos arcanjos, anunciaria a Redenção". (3)
"Não nos deve escapar", observa por sua vez um renomado teólogo norte-americano, "que o anjo omite o nome de Maria em sua saudação, e a designa somente pela graça (de que está cumulada). Isso denota que Ela era preeminente entre todas as criaturas pela prerrogativa da graça". E acrescenta: "Na Teologia católica graça é o princípio que vivifica a alma com vida e poder espiritual, e a torna agradável a Deus. ...
"O grau de graça a que havia chegado Maria estava acima de qualquer outro concedido a simples criatura" (4).
Isso porque, diz ainda o Pe. Garrigou-Lagrange, "o progresso de Maria foi o mais contínuo de todos. Ele não encontrou obstáculos, não foi impedido nem retardado por apegos ao próprio ser ou às coisas deste mundo. Foi o mais rápido de todos, porque o grau em que começou foi determinado pela plenitude de graças em Maria, e portanto suplantou o de todos os santos" (5).
"Ela turbou-se... considerando que forma de saudação era aquela"
"Há uma evidência de força e de gravidade feminina no silêncio de Maria ponderando a mensagem do anjo. Ela está perturbada, mas composta e pensativa. Que apropriada atitude de alma para receber uma manifestação da vontade divina -- silêncio e pensamento!" (6)
O Arcanjo Gabriel apressou-se em tranqüilizá-la, e o fez numa linguagem solene de acordo com a sublimidade de sua missão, agora a chamando familiarmente pelo nome para pô-la mais à vontade.
O futuro da humanidade dependia desse assentimento. Poderia Maria Virgem, concebida sem pecado original, recusar esse tremendo privilégio? Como não? Lúcifer, em quem também não havia pecado original, colocado ante uma escolha, disse não. Portanto Nossa Senhora, dotada do livre arbítrio como todos os homens, podia dizer sim, ou não. Se, por uma humildade mal interpretada, Ela recusasse essa graça como honra imerecida, o rumo da História teria sido outro.
"Como se fará isso...?"
Entre os judeus a mulher estéril era considerada desprezível, porque não tinha possibilidade de vir a ser a mãe do Messias. Que jovem judia teria hesitado um segundo em dar seu jubiloso consentimento à inexprimível honra de ser escolhida para mãe do Messias?
Entretanto Maria hesitou. Havia feito voto de virgindade e sabia que este tinha sido aceito por Deus. Por isso Ela "de um lado, amava seu virginal estado que a unia tão intimamente a Deus; de outro, desejava avidamente fazer a vontade de Deus. E agora Deus faz-lhe saber que Ela deve ser mãe..." (7).
Explica-lhe então o anjo como isto realizar-se-ia por acumulação, e não por exclusão. Comentando esse singular privilégio, o cantor da Virgem, São Bernardo, afirma:
"Não há senão uma só coisa na qual Maria não tem modelo nem imitadores: é na união das alegrias da maternidade com a glória da virgindade. Ela escolheu a melhor parte. E isto é fora de dúvida pois, se a fecundidade do matrimônio é boa, a castidade das virgens é melhor. Mas o que supera uma e outra, é a fecundidade unida à virgindade, ou a virgindade unida à fecundidade. Ora, esta união é o privilégio de Maria" (8).
"Faça-se em mim segundo Tua palavra"
Para felicidade não só dos homens, mas de todo o mundo criado incluindo o angélico, essa Virgem fiel disse sim. Tendo a verdadeira humildade, sabia que, se fora cumulada de tantas graças, não o fora senão por uma misericórdia e por um desígnio de Deus. Daí a sublime resposta que deu ser repetida por todos os séculos enquanto o mundo for mundo: "Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo Tua palavra".
A respeito dessa sublime resposta, comenta o Pe. Garrigou-Lagrange:
"Santo Tomás acrescenta que Seu sobrenatural e meritório consentimento foi dado em nome de toda a raça humana, que necessitava do Redentor prometido" (9). Segundo os teólogos, no momento desse sublime "fiat" deu-se a Encarnação.
E acrescenta aquele autor:
"Santo Tomás nos diz que a plenitude de graças em Maria cresceu notavelmente na Encarnação por meio da presença do Verbo de Deus feito carne. [De modo que] se Ela não tivesse sido ainda confirmada em graça, deveria sê-lo a partir desse momento (10).
O que, pouco depois, levaria Maria Santíssima, ainda abismada e extasiada em sua inexprimível ventura, ao ser louvada por Santa Isabel, irromper num sublime hino de louvor e de ação de graças: "Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador".
"Ir à Mãe, para chegar ao Filho"
Afirma São Luís Grignion de Montfort:
"A conduta das três Pessoas da Santíssima Trindade na Encarnação e primeira vinda de Jesus Cristo, é a mesma de todos os dias, de um modo visível, na Igreja, e esse procedimento há de perdurar, até a consumação dos séculos, na última vinda de Cristo. Ou seja, por meio de Maria sempre virgem".
E esclarece: "Deus Filho comunicou à sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos infinitos e suas virtudes admiráveis. Fê-La tesoureira de tudo que seu Pai lhe deu em herança; é por Ela que Ele aplica Seus méritos aos membros do Corpo Místico, que comunica Suas virtudes e distribui Suas graças. É Ela o canal misterioso, o aqueduto, pelo qual passam abundante e docemente Suas misericórdias". (11).
Que melhor fruto podemos tirar da festa da Anunciação do que seguir o Filho, utilizando o mesmo caminho que Ele fez para vir até nós? "O felix culpa que nos obteve um tal Salvador", diz a liturgia da Semana Santa referindo-se ao pecado original e à Redenção. Com toda a propriedade podemos nós acrescentar, "e que nos deu Mãe tão terníssima, Advogada tão poderosíssima, verdadeiro penhor de salvação e de vida eterna".
Notas
(1) São Luís Maria Grignion de Monfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Editora Vozes, Petrópolis, 1953, p. 26.
(2) Fr. Reginald Garrigou-Lagrange O.P., The Mother of the Saviour and our interior Life, translation by Fr. Bernard J.Kelly, CSSp, D.D., B. Herder Book Company, Saint Louis, MO (USA), 1953, p. 101.
(3) Idem, ibidem p. 99.
(4) Fr. A.E.Breen, Ph.D., D.D., A Harnonized Exposition of the Four Gospels, Keystone Printing Service, Inc., Milwakee, Wis., (USA) 1927, vol. I, p. 69.
(5) Fr. Reginald Garrigou-Lagrange, op. cit. p. 89.
(6) Fr. A.E.Breen, op. cit. p. 71.
(7) Idem, ibidem, p. 75.
(8) São Bernardo, Notre Mère, Coleção Dieu et Moi, La Croisade, Paris, 1927, p. 23.
(9) Fr. Reginald Garrigou-Lagrange, op. cit. p. 99.
(10) Idem, ibidem, p. 101.
(11) São Luís Maria Grignion de Montfort, op.cit., pp. 30,3l.Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil
quarta-feira, 24 de março de 2010
Bom dia!A Max e Elimar
terça-feira, 23 de março de 2010
Bom dia!O caso Isabella
segunda-feira, 22 de março de 2010
Bom dia! As Orações
ORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAIS |
A Semana Santa se aproxima: uma meditação oportuna
Crucifixo,Portugal |
A Semana Santa está se aproximando, e é o momento de fazermos uma reflexão a esse respeito.
Cada um deve se colocar sozinho diante do Crucifixo, diante da imagem de Nossa Senhora das Dores, e esquecer o mundo inteiro.
Diante de Deus, fazer esta pergunta: eu tenho consciência do que custou a minha salvação?
Tenho idéia das dores que custaram as graças todas que tenho recebido?
Tenho idéia de que, no alto da Cruz, Nosso Senhor Jesus Cristo pensou nominalmente em cada homem, desde o começo até o fim do mundo?
E que, portanto, eu passei pela mente divina d’Ele, com pensamento de misericórdia, de bondade e de salvação?
Ele viu a minha alma, viu minha pessoa.
Ele amou o meu ser, criado por Ele, e se imolou num ato de amor, porque quis minha salvação. Tenho idéia de que a minha salvação custou tudo isso?
Tenho idéia do modo pelo qual eu tenho correspondido a isso? Tenho idéia do que tem sido a minha ingratidão?
Jesus rumo ao Calvário, Barna da Siena |
Pecando, peguei o Sangue de Cristo e o joguei na sarjeta. Sangue derramado por mim, e mesmo assim eu me pus em condições de perdição.
E Deus ainda me tolerou nesta vida, me suportou e me esperou com outras graças novas, ainda maiores do que aquelas graças que eu tinha recebido.
E agora estou mais uma vez no momento da Semana Santa, uma ocasião de graças.
O flanco de Nosso Senhor Jesus Cristo está aberto, jorrando misericórdia para mim e chamando-me à contrição, à penitência, à reconciliação magnífica com Ele.
Há uma efusão de bondade e de carinho, como eu jamais poderia imaginar.
Na Semana Santa, minha primeira preocupação deve ser a de pensar na minha alma.
Pensar sem temor, sem pânico, porque Deus é o Pai de Misericórdia e Nossa Senhora é a Mãe e canal de todas as misericórdias.
Pensar com seriedade, pensar a fundo. Colocar-me diante do Sangue de Cristo que corre, avaliar o que fiz desse sangue.
Se seu email não visualiza corretamente o vídeo embaixo CLIQUE AQUI
Desejaria receber gratuitamente 'Orações e milagres medievais' em meu e-mail
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil BR
domingo, 21 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
Bom dia!Bom dia dia 20/03/2010
dele o Maluf
Mesmo preso Maluf sempre terá meu voto de confiança
por outro lado o Maluf está bem na foto, "Como se diz Fale bem ou mal mas fale de mim"
Grande Maluf
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil Br
20 March 2010 Home
About INTERPOL News Drugs Criminal organizations Financial and high-tech crime Fugitives Genocide, War Crimes, and Crimes against Humanity Wanted Search Recent Notices National wanted web sites Fugitive investigations Public safety and terrorism Trafficking in human beings Corruption Other crime areas Regional activities International liaison Publications Recruitment Calls for tender |
|
© Copyright INTERPOL 2009. All rights reserved. | Home | Search | Contact | Help
|
sexta-feira, 19 de março de 2010
Bom dia! Aos Carpinteiros
É considerado o Patrono da Boa Morte porque morreu assistido pela Santíssima Virgem, sua Esposa, e pelo próprio Homem-Deus, de quem era pai adotivo.
Foi também declarado Patrono da Santa Igreja.
.
São José
Rita Lee
Sao_jose.jpg 22K Visualizar Baixar |
Rita Lee-José.MP3 |
Aparecido de Souza
São Paulo Sp Brasil Br
quinta-feira, 18 de março de 2010
Bom dia! Ao Masp a cultura de São Paulo
Desafios da arquitetura
No Brasil, três obras ficaram famosas por desafiarem a engenharia: o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, e a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). Inaugurado em 1947 e projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, o prédio do Masp tem vão livre de 74 metros. Também em São Paulo, a ponte Octávio Frias de Oliveira, inaugurada no ano passado, é sustentada por 144 cabos com 492 toneladas de aço. Em Florianópolis, a ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, é uma das maiores pontes sustentadas por cabos do mundo e a maior do Brasil.
Aparecido de Souza
São PauloSp Brasil Br
Obra de Arte do Brasil Atual
Estamos fritos
quarta-feira, 17 de março de 2010
Bom dia! Bairro da Lapa
Bairro da Lapa
Lapa significa gruta ou caverna na encosta das montanhas, coberta por uma grande pedra.
O Bairro da Lapa é um distrito da região Oeste de São Paulo. Desenvolveu-se durante o século XX, inicialmente como região industrial e proletária. É cortado pelas linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante)da CPTM, respectivamente ramos da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, que a dividem nas regiões Norte (Lapa de Baixo), Sul (Lapa). A área situada a Sudoeste da área central (Lapa) é denominada de Alto da Lapa.
Na região, existia o rio Emboaçaba, hoje chamado Pinheiros. Emboaçava, nome que designou o local durante três séculos, era um povoado disperso formado por sítios e fazendas a partir da construção de uma fortaleza. Emboaçava, se tornou um dos bairros do distrito da Lapa. Emboaçava, em tupi-guarani, significa “lugar por onde se passa”. Logo depois, mudou de nome para “Boaçava”. Em 1805, com o aumento da produção de cana de açúcar, o movimento das tropas da rota que ligava a Vila de Itú a São Paulo e litoral, foi desviado em razão das péssimas condições da ponte sobre o Rio Pinheiros, e assim foi aproveitado o sítio do Coronel Anastácio de Freitas Troncoso, onde hoje se encontra a Vila do Anastácio. Em 1867 foi inaugurada a estrada de ferro da São Paulo Railway. Em 1942 foi criada a Rodovia Anhangüera que incentivou a criação do Mercado Municipal em 1954, do Ceasa em 1966 e do segundo Shopping Center do Município em 1968.
Tornou-se distrito, separado de Santa Cecília, em 1910. Até 1910, o distrito da Lapa, compreendia os bairros atualmente de: Pompéia, Perdizes, Pacaembu, Barra Funda, Sumaré e Vila Madalena. Em 1948 perdeu parte de seu território para a formação do antigo sub-distrito de Vila Madalena (atualmente incorporado ao distrito de Pinheiros). Em 1986, Barra Funda, tornou-se distrito próprio, fazendo a Lapa perder uma parte de seu território. O distrito da Lapa, era formado por várias fazendas, a principal era a fazenda do Sr. Anastácio. O colonizador e explorador Afonso Sardinha, foi o principal, dentre os que quiseram colonizar o distrito, e conseguiu, mesmo com a perda constante dos distritos que antes eram incorporados à Lapa, o bairro teve constante crescimento industrial, comercial, e residencial.
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil Br
terça-feira, 16 de março de 2010
Bom dia! Guararema, salve São Longuinho
Guararema: Cidade paulista cultua até são Longuinho
AMARÍLIS LAGE
Enviada especial a Guararema (SP)
Guararema é uma cidade pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes, perto de Mogi das Cruzes, a 76 km de São Paulo. Mas uma relíquia religiosa a destaca das tantas outras cidades pacatas do interior: ali está a única imagem de são Longuinho do país, segundo seus moradores.
A imagem do santo, conhecido por encontrar objetos desaparecidos em troca de três pulinhos, fica numa capela branca, tombada como patrimônio histórico nacional, num povoado conhecido como Freguesia da Escada (onde, ao contrário do que o nome sugere, não há nenhuma escada especial).
A capela passa a maior parte do tempo fechada, pois o povoado é tão pequeno que a missa, ali, só é realizada uma vez por mês: geralmente, na segunda sexta-feira.
Mas no dia 14 deste mês, um domingo, a tranqüilidade dará lugar a uma festa para milhares de pessoas: trata-se da procissão de Nossa Senhora da Escada, que "divide" a capela com são Longuinho.
A cerimônia começa na igreja matriz, no centro de Guararema. De lá a imagem da santa vai de barco, pelo rio Paraíba, até a capela do povoado, em torno da qual há uma quermesse com bingo, barraquinhas de jogos e de comidas típicas, como o afogado (um cozido de carne com batatas).
Depois da festa, a capela volta a ser fechada e a próxima missa só será realizada em dezembro.
Guardiã
Para visitar a imagem de são Longuinho nos dias em que não há missa (ou seja, em quase todos), basta procurar por Luiza Leme de Almeida, 81, que há 38 anos ocupa o posto de administradora, faxineira e "guia turística" da capela. Encontrá-la não é tarefa difícil. A maioria dos moradores do povoado sabem onde Luiza mora, a dois quarteirões da capela.
Solícita, a beata pede "só um minutinho, para desligar o fogão", e volta, de avental, com as chaves da capela na mão.
"Sempre que chega um turista, eu levo até a capela. Não importa o horário", diz. Apesar do sol escaldante que banha a praça, dentro da capela, feita de taipa de pilão, a escuridão é total. Luiza segue na frente, acendendo todas as luzes, até chegar ao altar.
A imagem de são Longuinho surpreende por não ser em nada parecida com as que se costumam encontrar nas igrejas.
Feita por índios, em madeira, a estátua só possui a parte superior do corpo e seu rosto é pintado sem muitos detalhes, com poucos traços firmes.
Outra diferença: em vez de "roupas" pintadas sobre a madeira, ele possui um guarda-roupa completo, de tecido, feito sob medida, no qual consta até uma indumentária de veludo para os dias de festa. Além disso, vários anéis, colares e pulseiras adornam as mãos e o pescoço da imagem. "É tudo pagamento de promessa", explica a beata.
Mas o pagamento mais surpreendente, para Luiza, veio mesmo em forma dos tradicionais pulinhos. E antes de contar a história, ela aponta para a imagem: "As pessoas não acreditam, mas são Longuinho é minha testemunha".
Segundo Luiza, um grupo de três bolivianos e três brasileiras chegou à casa dela, no início deste ano para visitar a capela. Eles haviam pedido ao santo para ganhar um "jogo". Pedido atendido, promessa paga: 3.000 pulos.
Diz que se cansou de tanto ver os seis pulando. "Pena que não tinha uma filmadora para gravar."
Amarílis Lage hospedou-se a convite da pousada Campestre Vale dos Sonhos
Obs.Praça da Freguesia da Estrada, em Guararema, interior de São Paulo. Lá, foi construída, em 1652 a igreja, segundo os estudiosos, a única no Brasil a ter uma imagem de São Longuinho no altar.
Aparecido de Souza
São Paulo Brasil BR
segunda-feira, 15 de março de 2010
Bom dia! Vila Nhocuné
O bairro possui um hospital, Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio, conhecido como Hospital Vila Nhocuné.
[editar] Origem do nome
Existem duas versões conhecidas para o nome do bairro: a primeira diz que o nome origina-se de topônimo indígena, enquanto a segunda diz se de que no passado a região era parte de uma fazenda cujo dono era um coronel; como à época as formas "nhô" e "nhá" eram muito usadas na linguagem coloquial para substituir "senhor" e "sinhá", era conhecido como "Nhô Coronel", ocasionando a corruptela "Nhocuné".[carece de fontes?] A Vila Nhocuné por causa de uma enchente na década de cinquenta teve parte do bairro destruída e os moradores quando falavam de algum local, se expressavam "Nhocuné velha" e "Nhocuné nova".
[Esconder]v • eSP - São Paulo - Zona Leste - Subprefeitura da Penha - Bairros de Artur Alvim
Artur Alvim • Cidade Antônio Estêvão de Carvalho • Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta • Conjunto Residencial Padre Manuel da Nóbrega • Jardim Brasil • Jardim Cardoso • Jardim Coimbra • Jardim Marina • Jardim Nordeste • Jardim Olímpia • Jardim São João • Jardim São José • Vila Campanela • Vila Nhocuné • Vila Santa
Aparecido de Souza
São Paulo Sp Brasil Br
domingo, 14 de março de 2010
Bom dia! O bicho vai pegar
Domingo, 14 de março de 2010 - 12h40
Pilotos brasileiros ficam atentos para chuva durante a corrida
Foto: Nelson Almeida/AFP Hélio Castroneves já está preparado para chuva no Anhembi
João Prata, direto do Anhembi
esporte@eband.com.br
As nuvens no céu deixaram os brasileiros atentos para a possibilidade de chuva durante a corrida. Na chegada ao pit lane, os pilotos falaram sobre ter que mudar a estratégia por causa da água que ameaça cair.
"O problema é saber a hora que vai chover. Deve ser uma chuva de verão super rápida. Vai ser interessante, porque dará mais emoção", comentou Hélio Castroneves, que largará na nona posição.
Tony Kanaan, da Andretti Autosport, minimizou o problema de correr com a pista molhada. "A hora que a chuva chegar a gente resolve. Se chover, a gente troca pneu. Parou, troca de novo. É a única coisa que dá para fazer. Isso é bom para o torcedor, porque dá emoção", disse ele que largará em sexto.
Domingo, 14 de março de 2010 - 12h40
Pilotos brasileiros ficam atentos para chuva durante a corrida
Foto: Nelson Almeida/AFP Hélio Castroneves já está preparado para chuva no Anhembi
Da-lhe Santos
O bicho ronca, mas é manso
sábado, 13 de março de 2010
Bom dia! Eu cá enchendo linguiça
Que saudades dos bingos
cidão da baiana 28/12/2009
Depende de que
No momento em que anda as coisas
Boas ou ruim, de se redmir
Em certos aspecto, do andamento
Cá estou numa amargura tremenda
Em colocar algo de concreto
Neste meu fajuto blog
Não é a primeira vez que digo
Quando me encontro numa
Sinuca de bico, isto é, sem nada na mente...
descansar é bom, fui...
Aparecido de Souza
São Paulo Brasil Br
acelitocatitos:
cidão da baiana 23/12/2009
É bom pra quem pode
Quem não pode se sacode
O saco, depende de quem o tem
O meu está como a cor
Da roupa do papai-noel
Vermelhinho que dá gosto ver
Nestes ultímos anos
De ver a farra do boi
Sem chifre, lá prás bandas
Do Central Planalto
É coisa pra ver e ouvir
E ficar estarrecido comigo mesmo
E sentir o tilintar daquela velha frase
Que pais é este
Onde o dinheiro sujo
De ambos modelos
Cuecas, meias, do proprinato
Um barbudo orelhudo
Que pensa que está
Sentado na carne seca
Deu um bom exemplo
Na compra do luala
Pra se passear a vontade
As nossas custas, por ai afora
Até agora teve de tudo
Desde do diarinho
Mensalinho e o famoso
Mensalão, tudo marolinha
De um presidente gafista
Que gota de meter o bedel
Em coisas, que a nos não pertence
Tudo com os apadrinhamentos
De um todos, Senadores
Governadores, e os lambes botas
Os chamados deputados federais
Ai todos no bel prazer
Do recesso...
Quem gostou, gostou
Quem não gostou, invente uma...
Milonga de um brasileiro
alheio dos
acelitocatitos:
cidaodabaiana/21/12/2009
Mas que vazio
O que é isto
O que sinto no momento
Em que estou num teclado
Tentando me encontrar
Algo que possa escrever
Sobre algo que vem na mente
Sem ter um vazio constante
E ter idéias conjugais
Prá se chegar um assunto
Que saia da mente
Ou do fundo do coração
E que o vazio pereça
De idéias brilhantes
Prá que possa sentir
De sentimentos obvio
Pela vida, pela paz
Em que me encontro hoje
Milonga de um vazio...
Aparecido de Souza
São Paulo Brasil BR
VELHO MOGI
CIDÃO DA BAIANA
VIAJANDO PELO TEMPO
TEMPO QUE VOA
QUE ESTÁ PARADO
NO MEU CORAÇÃO
O CAMINHO QUE PERCORRI
DESDE A MINHA LONGINCA INFÂNCIA
BELA INFÂNCIA, NO MEU TORRÃO NATAL
NA BELA TERRA, JUNTO AO VELHO MOGI
AS VEZÊS TRISTE
SEMPRE SORRINDO PARA MIM
COM SEU LEITO CALMAMENTE
FÊZ O PERCURSO DA MINHA VIDA
UM DIA, NO MÊS DE JANEIRO
NA PASSAGEM, DA PASSAGEM
EMBARQUEI NUM TREM DA PAULISTA
COM DESTINO À CAPITAL
DA JANELA VI A CURVA DO RIO
O VELHO MOGI SUMINDO.
SORRINDO,ME ACENANDO
DESEJANDO; MUITA SORTE........
APARECIDO DE SOUZA
acelitocatitos:
Guarapa da terra
Cidão da Baiana
Maio de 1995
Garapa da terra
Moenda roncando
O trator virando a terra
Do meu pensamento
Garapa da terra
Tempo correndo
A chuva que caia
No meu tempo de criança
Terra boa
Terra vermelha
Ali eu brincava
Ali eu corria
Na beira do rio
Nas minhas travessuras
A terra boa
Terra querida
Do meu tempo
Que não volta mais
Debaixo da figueira
Vinha a rasteira
Dos amigos da terra
Dos amigos sim
Todos se foram
Alguns pro lado
Outros que nunca
Mais eu as vi
Da terra eu tenho,
Sinto muitas saudades
Da minha terra
Terra boa
Dos canaviais
Da garapa da terra
Dos pantanais
Da lagoa
Os meus amigos
Todos enfim
Onde estão, não sei
Algum se lembra de mim
A minha terra
Garapa da terra
Noite sem fim
Luar tão bonito
Aparecido de Souza
São Paulo Brasil Br
sexta-feira, 12 de março de 2010
Bom Dia!Veredas "Nossa Senhora da Viola"
Nossa Senhora da Viola
Em criança, ouvia: “menina não toca viola”.
Adolescente, se apegou ao instrumento para numa mais largar.
Formada em Biblioteconomia, tomou gosto pela pesquisa. Fez a escola de Mário de Andrade, recolhendo material em campo. Descoberta por Capiba, começou a cantar profissionalmente no rádio pernambucano.
Ela entende do catira e do rasqueado. De toada e de chamamé.
► INEZITA BARROSO, 85 ANOS
Do mesmo jeito que tocou viola com os camaradas das fazendas da família, cantou para JK no Palácio da Alvorada.
São mais de 80 discos gravados, um sem-número de programas de rádio e TV, alguns filmes.
A música, segundo ela, está classificada em “boa” e “inútil”.
Amiga de Elizeth e Vanzolini, gosta de fato, bolero e música country. Mas dedica sua vida a divulgar o instrumento brasileiro por excelência, a viola caipira.
Ela viaja pelo Brasil e é professora de folclore, mais uma daquelas poucas pessoas que se lançaram a mostrar o Brasil aos brasileiros. Por isso e muito mais, salve Inezita Barroso, Nossa Senhora da Viola.
[ ] Programa apresentado no dia 8 de março de 2010
Aparecido de Souza
São Paulo Sp Brasil BR