segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bom dia! Dóris Monteiro










Mudando de conversa

0 comments

A personagem indaga sobre “aquela velha amizade, aquele papo furado
todo fim de noite num bar do Leblon”, lamentando a ausência dessas
amenidades em sua vida atual. Este é o tema de “Mudando de Conversa”,
um samba moderno, romântico, um pouco nostálgico e tipicamente carioca.

Só que a composição nasceu, não em um bar do Leblon, mas, na legendária
Taberna da Glória, no bairro homônimo. Conta Hermínio que ele e o parceiro,
Maurício Tapajós, haviam passado a noite trabalhando, em seu apartamento,
em cima de uma sugestão de Cacaso que resultaria na ópera popular
“João-Amor e Maria”. De manhã cedinho, a dupla desceu para o desjejum
na Taberna, sendo o café-com-leite logo substituído pelo chope gelado, no
momento em que surgiu a idéia do samba. “A ópera foi um fiasco”, informa
o poeta, “mas ‘Mudando de Conversa’, um grande sucesso”.

Tanto sucesso, que daria nome a um musical com Clementina de Jesus,
Nora Ney, Ciro Monteiro, Jards Macalé, o conjunto Os Cinco Crioulos e
um regional comandado pelo Mestre Dino. Embora destinado a Ciro Monteiro,
que àquela época tinha uma preguiça enorme para aprender músicas novas,
o samba acabou sendo gravado por Dóris Monteiro, em atenção a um pedido
de Milton Miranda, diretor da Odeon (A Canção no Tempo – Vol. 2 –
Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Mudando de conversa (1969) - Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho
Tom: G
Intr.:
C7+/9 Cm7/9 G7/13 E7 A7 D7 G7+

A7 D7
Mudando de conversa onde foi que ficou
E7 A7
Aquela velha amizade
D7/9 Dm7/9 G7/13
Aquele papo furado todo fim de noite
C7+/9
Num bar do Leblon

Meu Deus do céu, que tempo bom!

C#°
Tanto chopp gelado, confissões à bessa
G7+ F#5+/7 F7/13
Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar
E7 A7
E acabava em samba
D7 G7+
Que é a melhor maneira de se conversar
F#7/13 Bm C#m5-/7 F#7 Bm
Mas tudo mudou, eu sinto tanta pena de não ser a mesma
C#m5-/7 F#7 Bm
Perdi a vontade de tomar meu chopp,
C#m5-/7
de escrever meu samba
F#7 Bm C#m5-/7
Me perdi de mim, não achei mais nada
F#7 Bm C#m5-/7
O que vou fazer?
F#7 Bm C#m5-/7 F#7 Bm
Mas eu queria tanto, precisava mesmo de abraçar você
C#m5-/7 F#7 Bm
De dizer as coisas que se acumularam
C#m5-/7 F#7 Bm
Que estão se perdendo sem explicação
C#m5-/7 F#7 Bm E7
E sem mais razão e sem mais porque
A7+ B7 E7 A7+
Mudando de conversa onde foi que ficou
F#7 B7
Aquela velha amizade
E7/9 Em7/9 A7/13
Aquele papo furado todo fim de noite
D7+/9
Num bar do Leblon

Meu Deus do céu, que tempo bom!

D#°
Tanto chopp gelado, confissões à bessa
A7+ G#5+/7 G7/13
Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar
F#7 D7
E acabava em samba
E7 G7/13 (A7+)
Que é a melhor maneira de se conversar

Marcadores: , ,


Aparecido de Souza

Nenhum comentário: