sexta-feira, 25 de julho de 2008

Bom dia! A todos os motoristas, bons motoristas

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO
Julho

Almirante Tamandaré. Realiza-se a comemoração desde 1967, com procissão e bênção dos veículos e festejos sociais e gastronômicos.

Apucarana. Festa em homenagem ao padroeiro dos motoristas, reúne caminhoneiros de várias regiões, com carreatas, almoços e jogos. A festa acontece há dezenove anos no município, na Igreja Sagrado Coração Eucarístico. No município acontece, também, a Festa do Caminhoneiro de Pirapó, realizada pela Associação dos Motoristas de Pirapó, com realização de missa e almoço, no dia 31 de julho.

Araucária. Realizada há mais de 40 anos, pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ocorre missa, com procissão motorizada, bênção dos carros, almoço e entretenimentos.

Campina do Simão. Desde 1996, o município faz festa em honra a São Cristóvão, com bênção dos veículos.

Cascavel. Desde 1960, quando surgiu o bairro São Cristóvão no município, formado por muitos madeireiros e caminhoneiros que transportavam madeira para outras regiões, a população celebra, em agradecimento, o padroeiro dos motoristas. Com o tempo, essas celebrações tornaram-se uma grande festa com procissão e bênção dos veículos. O evento é comemorado sempre no segundo domingo de agosto, juntamente com o dia dos pais.

Colombo. Anualmente, a cidade homenageia São Cristóvão com novenas, procissão, bênção dos veículos e comemoração festiva na igreja matriz.

Colorado. Desde 1960, o município comemora São Cristóvão, com uma missa na igreja matriz, seguida de uma procissão motorizada pelas ruas da cidade, retornando à igreja para bênção dos veículos.

Contenda. A festa ocorre tradicionalmente há 20 anos com grande participação da comunidade. Antecedendo a festa, ocorrem as novenas em louvor ao santo. No dia da festa, grande missa e, depois, procissão e bênção de veículos, incluindo tratores e máquinas agrícolas, terminando com almoço festivo.

Francisco Beltrão. A Associação dos Motoristas de São Cristóvão de Francisco Beltrão promove, desde 1958, a festa em homenagem aos motoristas e colonos. A celebração é realizada com procissão de veículos, com saída do centro da cidade até a sede da Associação, com a bênção de pessoas e veículos e missa campal seguida de almoço festivo. O evento ocorre em 25 de julho, ou no final de semana mais próximo do dia.

Ibiporã. A Festa do Caminhoneiro é realizada para homenagear o padroeiro dos motoristas. Acontecem shows, comidas típicas (arroz carreteiro), concurso da rainha da festa e carreata.

Inácio Martins. Celebração realizada desde 1998, com procissão motorizada com a imagem de São Cristóvão, bênção dos veículos e motoristas, torneio de futebol suíço e outros divertimentos.

Irati. A festa para solicitar a bênção e a proteção de São Cristóvão vem sendo realizada em Irati há 56 anos, ininterruptamente, sendo considerada a mais antiga do Brasil. O ponto alto do evento é a procissão com a imagem de São Cristóvão, da qual sempre participam milhares de veículos. A programação costumeira da Festa de São Cristóvão e Festa do Agricultor tem a Missa dos Agricultores e um baile, no sábado. No domingo, ocorre a Missa dos Motoristas e Motoqueiros, seguida pela procissão e pela bênção dos veículos. Ainda durante a festa, é servido churrasco, acontece bingo, leilão do bolo do caminhoneiro, além de atrações musicais e shows. O evento acontece no terceiro final de semana do mês de julho.

Itaipulândia. Para homenagear a todos os colonos e motoristas do município e região, ocorre a festa do padroeiro São Cristóvão, quando, em carreata, são feitas as bênçãos dos veículos, equipamentos e maquinarias agrícolas, após há um almoço festivo.

Piraquara. Desde 1962, no mês de maio, se realiza a festa em homenagem a São Cristóvão, com carreata, bênção de veículos, almoço, quermesse e bingo.

Ribeirão Claro. Realizam-se carreata e bênção de veículos, missa e quermesse.

Rio Negro. Festa realizada na Paróquia da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, sempre no segundo domingo do mês de julho. Os festejos iniciam-se com missa em ação de graças, depois da qual são realizadas a bênção e a procissão de veículos. No retorno acontece almoço festivo e a venda de aluske (prato feito à base de repolho recheado).

Santa Fé. Desde 1990, o município comemora festa de São Cristóvão, no primeiro domingo do mês de agosto com procissão de veículos, missa solene e festejos sociais e gastronômicos.

Tomazina. A cidade celebra festa com missa e procissão motorizada, com a bênção de São Cristóvão, desde 1987.

Verê. Desde 1978, realizam-se procissão e festa a São Cristóvão. Fazem carreata com bênção dos veículos, seguida de festa.

Desenvolvido pela CELEP

Nenhum comentário: