Especial Festa Junina
24 de junho
São João é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada e o levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24.
São João Batista, o anunciador de Cristo, era filho de Isabel (esposa de Zacarias e prima de Maria, mãe de Jesus). Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel e Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto pudesse acontecer. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a chegada de Cristo. João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.
Caminhar na Brasa
O costume de caminhar sobre as brasas foi originário em San Juan Bautista no Paraguay, onde cristãos caminhavam sobre as brasas da fogueira de São João para provar a fé. Em algumas regiões do Brasil esse ritual ainda é praticado.
Aparecido de Souza
São Paulo SP Brasil Br
Nenhum comentário:
Postar um comentário