sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bom dia! Santana, São Paulo Capital

Av_braz_leme.jpg" />


Rodoviaria
Tietê


Santana (distrito de São Paulo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santana

Distritos de São Paulo
Santana é um distrito da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Localiza-se na zona norte da cidade, ao norte do rio Tietê e compõe com os distritos de Tucuruvi e Mandaqui a Subprefeitura de Santana-Tucuruvi. O distrito de Paz de Santana, como era chamado na época, criado em 1898 foi um antigo núcleo populacional da zona norte da cidade, tanto que comemora-se o aniversário do distrito na mesma data de fundação do bairro de Santana, dia 26 de julho de 1782.

Permaneceu durante muito tempo isolado do restante da capital devido a barreiras naturais como o Rio Tietê e a Serra da Cantareira, adquirindo características rurais. O isolamento durou até o início do século XX quando houve a construção da Ponte das Bandeiras e do Tramway Cantareira. Seguindo os passos de toda a cidade, Santana se desenvolveu rapidamente devido ao processo de industrialização e à riqueza gerada através do ciclo do café em todo o estado. Atualmente é um cento socioeconômico regional, funcionando como pólo de comércio, serviços e lazer para outras localidades da zona norte.

Abrigou outrora a antiga sede da Casa de Detenção de São Paulo, transformada no que é hoje o Parque da Juventude, possui também um dos maiores centros de feiras e exposições paulistanos, o Pavilhão do Anhembi, além do Terminal Rodoviário do Tietê, o mais movimentado do Brasil e o Aeroporto Campo de Marte, o primeiro da cidade. Destacam-se Alto de Santana e o Jardim São Paulo, regiões nobres localizadas em sua extensão
Aparecido de Souza
Saão Paulo SP Brasil Br

Nenhum comentário: