sábado, 10 de setembro de 2011

Bom dia! Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ribeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Situa-se a 21° 12’ 42" de latitude sul e 47° 48’ 24" de longitude oeste, distante 313 km a noroeste da capital estadual[2] e a 706 km de Brasília.[8] Seu território de pouco mais de 650 km²e abriga uma população de 612 339 habitantes (IBGE/2011) que o classifica como oitavo município mais populoso do estado e a terceira maior cidade do interior paulista ebrasileiro, atrás apenas de Campinas e São José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17º maior do Brasil em área urbana[9].

Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Bebedouro, Franca,Barretos, Araraquara, São Carlos, Catanduva, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru,Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, São Joaquim da Barra, São Sebastião do Paraíso, Passos, Poços de Caldas e Uberaba, sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades.

O município, portanto, situa-se no caminho que liga a Grande São Paulo à região central do país, relativamente próximo dos principais pólos econômicos e tecnológicos doInterior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas, sendo Ribeirão Preto também declarada recentemente "pólo tecnológico" pelo governo do estado de São Paulo[10].

Município de Ribeirão Preto
"Capital Nacional do Agronegócio"
"Califórnia Brasileira""
Montagem rp.jpg

Bandeira de Ribeirão Preto
Brasão de Ribeirão Preto
BandeiraBrasão
Hino
Fundação19 de junho de 1856 (155 anos)
Gentílicoribeirão-pretano
LemaBandeirantum ager
"Terra dos Bandeirantes"
Prefeito(a)Dárcy da Silva Vera (DEM)
(20092012)
Localização
Localização de Ribeirão Preto
Localização em São Paulo
Ribeirão Preto está localizado na Brasil
Localização no Brasil

Nenhum comentário: