sábado, 11 de agosto de 2012

Bom dia! A Carona "Jogos Olímpicos".

Contra o México, Brasil das jovens estrelas tenta conseguir o inédito ouro olímpico na terceira chance

Por Antônio Strini, de Londres (Inglaterra), para o ESPN.com.br
Depois da frustrante participação na Copa América do ano passado, a seleção brasileira comandada por Mano Menezes tem, neste sábado, a chance de dar a volta por cima e através do único título que o melhor futebol do mundo ainda não tem: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A partir das 15h horário de Londres (11h de Brasília) no lendário Wembley, a equipe canarinho enfrenta o México pela decisão da competição. A ESPN Brasil transmite ao vivo.

O mais próximo que o Brasil esteve de subir ao lugar mais alto do pódio foi em Los Angeles-1984 e Seul-1988, quando perdeu a final nas duas vezes para França e União Soviética, respectivamente.

Em 1984, com Jair Picerni no comando, a seleção entrou em campo diante dos franceses com Gilmar Rinaldi; Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir, Dunga e Gilmar; Tonho, Kita e Silvinho.

Quatro anos depois, Carlos Alberto Silva escalou para encarar os soviéticos Taffarel; Jorginho, André Cruz, Aloísio e Winck; Ademir, Milton Cruz e Geovanni, Romário, Careca Bianchesi e Edmar/Bebeto.

Na primeira das finais olímpicas, o Brasil perdeu por 2 a 0 para a França; em Seul a decisão foi mais parelha, com 1 a 1 no tempo normal, e a União Soviética ganhou com um gol de pênalti na prorrogação. Nos 24 anos seguintes, a seleção conquistou dois bronzes (Atlanta-1996 e Pequim-2008) e agora se encontra na terceira oportunidade para finalmente colocar o ouro no peito.

E a geração sub-23 é das mais estreladas: Neymar, o principal jogador brasileiro; Oscar, camisa 10 que acaba de deixar o Internacional para ir ao Chelsea; Leandro Damião, artilheiro dos Jogos com seis gols; Lucas, ex-São Paulo e agora do Paris Saint-Germain por 43 milhões de euros; Paulo Henrique Ganso; Sandro. E ainda com o capitão Thiago Silva e o lateral Marcelo, ambos remanescentes do bronze de Pequim-2008.

O discurso de todos dentro do elenco é o mesmo: fazer história. “Chegou a hora, né? O grande jogo, que esperávamos desde o começo desse trabalho. É manter o que estamos fazendo no dia a dia. Permanecer as mesmas coisas para a gente ficar à vontade. Sabemos da importância desse jogo. Os torcedores estão bem ansiosos. É um jogo para poder estar na história da seleção. Estamos ansiosos, mas preparados e focados para fazer um grande jogo”, disse o volante Sandro.
Reuters
Neymar comemora gol em jogo da seleção brasileira na Olimpíada de Londres
Neymar comemora gol em jogo da seleção brasileira na Olimpíada de Londres: finalmente ouro?
"Não conversei com o Ronaldo, mas para mim é uma honra gigantesca estar em uma final de Olimpíada, disputando ouro. É muito difícil vencer a Olimpíada, porque se não fosse o Brasil já teria umas 20 medalhas, vários craques não conseguiram. Hoje estamos representando todos eles, o brasileiro, e esperamos que no sábado a gente consiga essa medalha", afirmou Neymar. "A gente pensa toda a hora na final, foi difícil dormir depois da semi (vitória sobre a Coreia do Sul). Ansioso, sim, mas o sono é mais fácil. Quero não ter sono depois da final", brincou.

Para Marcelo, essa é a chance de colocar o Brasil de volta ao posto dos maiores times do mundo. "A seleção tem que recuperar o prestígio com vitórias e títulos. É sempre estar em cada jogo ou competição dando o máximo para ganhar. Chegando em uma final de Olimpíada, demonstra que a seleção é muito boa", explicou.

O técnico Mano Menezes, que chegou pressionado a Londres após a má Copa América e derrotas em amistosos contra seleções grandes, deve mandar a campo a mesma equipe que derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0 na semifinal: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião.

Já os mexicanos tratam a final dos Jogos Olímpicos de Londres como o jogo mais importante da história do futebol do país. No entanto, um de seus melhores atletas está fora da decisão: Giovani dos Santos teve uma lesão de grau um na coxa direita na vitória sobre o Japão na semi. Com uma geração muito promissora, campeã mundial sub-17, o México aposta no conjunto diante do talento brasileiro como já aconteceu em amistoso nos EUA em junho: 2 a 0 para os mexicanos.

FICHA TÉCNICA
BRASIL x MÉXICO
Local:
Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra)
Data: 11 de agosto de 2012, sábado
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Assistentes: Stephen Child e Simon Beck (ambos ingleses)
BRASIL: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes

MÉXICO: Corona; Israel Jiménez, Mier, Reyes e Chávez; Enríquez e Salcido; Aquino, Fabián e Raul Jiménez; Peralta. Técnico: Luis Fernando Tena
Avalie essa notícia
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
15 comentários
11/08/2012 09h28Ramiro
A oportunnidade é agora! Vamos a proveitar que Argentina não está... já pensou? eles estariam com Messi ou Agüero...
11/08/2012 09h02Thiago
Dino, discordo em partes. Está certo que a LIga Espanhola não é a mais competitiva do mundo, contudo os dois times são muito bons sim. O nível da EUFA Champions League é muito maior do que qualquer outra competição internacional. O fato que aqui a liga ´emais competitva não significa que o nivel dos times é melhor. O time Barcelona daqui a alguns anos saberemos se de fato é um time marcante, mas dizer que a espanha é a melhor dos últimos 100 anos é risível.
11/08/2012 08h04Denis Souza
TOMARA QUE PERCA!!
11/08/2012 03h11agora fiquei curioso
dino, qual foi o jornailsta (???????) da espn q disse isso. os caras se superam msm hein dino. essa babação de ovo com relação à espanha é dose p mamute!
11/08/2012 00h55Dino Oliveira
Frustante e ouvir jornalista da espn.br chamando a Espanha de melhor futebol dos ultimos cem anos ! A Espanha se beneficia de uma das Ligas mais fracas da Europa . Sempre a mesmo tipo de campeonato Barcelona 90 Real 88 ou vice versa e o terceiro lugar 30 pontos , fala serio . A serie B do brasileiro e muito mais forte que a tal da Liga . os caras juntaram dois melhores time e fizeram um , e tao jogando juntos a quase dez anos . Assim e facil . Futebol e do Brasil , nao temos que aprender nada com a Espanha e sim apoiar nosso novos talentos . Vamos a ouro Brasil ...



QUADRO DE MEDALHAS


1
Estados Unidos
41 26 27 94
2
China
37 25 20 82
3
Grã-Bretanha
26 15 18 59
4
Rússia
17 21 28 66
5
Coreia do Sul
13 7 7 27
6
Alemanha
10 18 14 42
7
França
9 9 12 30
8
Hungria
8 4 4 16
9
Austrália
7 15 10 32
28
Brasil
2 2 8 12
Veja quadro completo

TEMPO REAL

Siga tudo em Tempo Real

MODALIDADES

  1. atletismo
  2. badminton
  3. basquete
  4. boxe
  5. canoagem
  6. ciclismo
  7. esgrima
  8. futebol
  9. ginástica
  10. handebol
  11. hipismo
  12. hoquei
  13. judo
  14. levantamento de peso
  15. lutas
  16. nado sincronizado
  17. natação
  18. pentatlo moderno
  19. polo aquático
  20. remo
  21. saltos ornamentais
  22. taekwondo
  23. tenis
  24. tenis de mesa
  25. tiro
  26. tiro com arco
  27. triatlo
  28. vela
  29. volei
  30. volei de praia